O inquérito consistia em duas partes. A primeira parte apresentava perguntas de resposta simples seguindo a seguinte pontuação:
1 – Nada Satisfeito
2 – Pouco Satisfeito
3 – Satisfeito
4 - Muito Satisfeito
A segunda parte compreendeu uma secção de resposta livre onde os utentes poderiam justificar as razões que os levassem a atribuir uma pontuação inferior à Satisfação Total (cotação inferior a 4), bem como apresentarem sugestões.
Análise do Estudo
Número de sujeitos que responderam ao inquérito = 42 Distribuição destes por actividade que frequentam:
Questionados em relação à sua Satisfação Geral em relação à actividade que realizam:
Verifica-se que a maioria dos utentes estão Muito Satisfeitos com a actividade que realizam tendo apenas seis sujeitos (14%) referido estar apenas Satisfeitos.
Questionados especificamente sobre alguns itens segue em seguida a sua avaliação:
A quase totalidade dos utentes (93%) declarou pontuação máxima para este item, estando Totalmente Satisfeitos com o Professor. Apenas 3 utentes (7%) mencionaram estarem apenas Satisfeitos.
Relativamente ao item Organização da Aula que avaliou o tipo de aula, exercícios e actividades executadas, a maioria (88%) classificou com pontuação máxima tendo apenas 12% (n=5) dos utentes classificado com grau 3 (satisfeito).
O item Tempo de Aula foi um dos dois únicos itens que receberam classificações negativas. 7% (n=3) dos utentes apontaram estar Pouco Satisfeitos com o tempo disponível para a execução da aula. Os restantes 21% (n=9) referiram estar Satisfeitos e 72% Muito Satisfeitos. Na globalidade é positivo.
Em referência ao item Instalações e Material , o segundo item a obter classificações negativas, obtiveram-se classificações positivas sendo que aproximadamente 33% referenciaram estar Satisfeitos e os outros 64% Muito Satisfeitos. Apenas 3% (n=1) referenciou estar Pouco Satisfeito. Na globalidade é positivo.
Relativamente ao item Logística onde se avaliou o Plano Semanal (dias da semana e nº de horas por semana), Horário e nº de utentes por classe, foi o terceiro dos dois itens a merecer uma avaliação negativa por parte de 2% (n=1) dos utentes mostrando estar pouco Satisfeito. A maioria dos utentes declarou estarem Muito Satisfeitos (76%) e os restantes estarem Satisfeitos (22%).
O item que determinava a Melhoria da Sua Condição Física obteve classificações totalmente positivas sendo que 76% concluíram estar Muito Satisfeitos e os outros 24% Satisfeitos.
No campo de Resposta Aberta onde foi pedido para explicarem o porquê de classificações inferiores à máxima alguns dos utentes não o realizaram, seguindo em seguida as considerações obtidas.
Seguem algumas das considerações mencionadas:
Tempo de Aula: Seis utentes referiram que o tempo de aula é curto, sendo que sugerem que a duração deveria ser de pelo menos 60 minutos.
Instalações e Material: Três utentes referem o descuido por vezes da limpeza do andar e sala da Fisioterapia.
Ainda que três utentes mencionam que a água da piscina e mais regularmente a água dos balneários é fria.
Um utente refere a ausência de qualquer responsável do complexo nos balneários, que discipline a sua utilização e contenha o barulho, por vezes, insuportável dos meninos. Menciona ainda a questão de os balneários serem utilizados por pais com filhos de sexo diferente, uma vez que, essa convivência torna-se muito desagradável.
Logística: Três utentes referem que as aulas de Hidroterapia deveriam ser para um número mais reduzido de utentes e que o Tanque deveria ser utilizado na sua exclusividade para a aula de Hidroterapia.
Dois utentes referem que a hora e dia da semana não correspondem às suas preferências.
Dois utentes referem ainda que a mensalidade é elevada para os tempos de crise que decorrem de momento.
Um utente refere que o Departamento de Fisioterapia é tratado de modo diferente dos outros, com a alteração das condições de utilização sem qualquer pré-aviso prévio e sem a aplicação das condições dos restantes Departamentos, por exemplo, nos descontos a familiares, sem que isso venha explicitado nos preçários distribuído ao balcão.
Melhoria da Condição Física: Três utentes Justificam que a não evolução significativa da melhoria da condição física tem a ver com o facto de a sua própria condição ser incapaz de evolução favorável completa.
Outros: Dez utentes aproveitaram o espaço de resposta aberta não para explicar o seu desagrado mas sim agradecer à Fisioterapeuta Ana Moreira pela sua dedicação, carinho e profissionalismo.
Um utente aproveita ainda para referenciar a qualidade das instalações do complexo.
Outros três utentes justificam a sua desistência que nada se deve a qualquer desagrado com o trabalho efectuado nas aulas mas por indisponibilidades pessoas quer de horários ou de problemas financeiros.