O Departamento de Fisioterapia do Complexo Desportivo de Lamas,
tem ao seu dispor um conjunto de Fisioterapeutas especificamente preparados,
para lhe oferecer variados serviços na área da Saúde e Bem-Estar.




quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Inquérito de Satisfação Ano Lectivo 2009/10

No início do presente ano lectivo, e na sequência do realizado o ano passado, foi distribuído aos utentes do Departamento de Fisioterapia um Inquérito de Satisfação para se apurar o quanto os utentes se encontram satisfeitos e de que modo podemos melhorar a prestação dos nossos serviços.
O inquérito consistia em duas partes. A primeira parte apresentava perguntas de resposta simples seguindo a seguinte pontuação:

1 – Nada Satisfeito
2 – Pouco Satisfeito
3 – Satisfeito
4 - Muito Satisfeito

A segunda parte compreendeu uma secção de resposta livre onde os utentes poderiam justificar as razões que os levassem a atribuir uma pontuação inferior à Satisfação Total (cotação inferior a 4), bem como apresentarem sugestões.

Análise do Estudo
Número de sujeitos que responderam ao inquérito = 42 Distribuição destes por actividade que frequentam:



Questionados em relação à sua Satisfação Geral em relação à actividade que realizam:



Verifica-se que a maioria dos utentes estão Muito Satisfeitos com a actividade que realizam tendo apenas seis sujeitos (14%) referido estar apenas Satisfeitos.

Questionados especificamente sobre alguns itens segue em seguida a sua avaliação:



A quase totalidade dos utentes (93%) declarou pontuação máxima para este item, estando Totalmente Satisfeitos com o Professor. Apenas 3 utentes (7%) mencionaram estarem apenas Satisfeitos.



Relativamente ao item Organização da Aula que avaliou o tipo de aula, exercícios e actividades executadas, a maioria (88%) classificou com pontuação máxima tendo apenas 12% (n=5) dos utentes classificado com grau 3 (satisfeito).



O item Tempo de Aula foi um dos dois únicos itens que receberam classificações negativas. 7% (n=3) dos utentes apontaram estar Pouco Satisfeitos com o tempo disponível para a execução da aula. Os restantes 21% (n=9) referiram estar Satisfeitos e 72% Muito Satisfeitos. Na globalidade é positivo.



Em referência ao item Instalações e Material , o segundo item a obter classificações negativas, obtiveram-se classificações positivas sendo que aproximadamente 33% referenciaram estar Satisfeitos e os outros 64% Muito Satisfeitos. Apenas 3% (n=1) referenciou estar Pouco Satisfeito. Na globalidade é positivo.



Relativamente ao item Logística onde se avaliou o Plano Semanal (dias da semana e nº de horas por semana), Horário e nº de utentes por classe, foi o terceiro dos dois itens a merecer uma avaliação negativa por parte de 2% (n=1) dos utentes mostrando estar pouco Satisfeito. A maioria dos utentes declarou estarem Muito Satisfeitos (76%) e os restantes estarem Satisfeitos (22%).



O item que determinava a Melhoria da Sua Condição Física obteve classificações totalmente positivas sendo que 76% concluíram estar Muito Satisfeitos e os outros 24% Satisfeitos.






No campo de Resposta Aberta onde foi pedido para explicarem o porquê de classificações inferiores à máxima alguns dos utentes não o realizaram, seguindo em seguida as considerações obtidas.

Seguem algumas das considerações mencionadas:

 Tempo de Aula: Seis utentes referiram que o tempo de aula é curto, sendo que sugerem que a duração deveria ser de pelo menos 60 minutos.

 Instalações e Material: Três utentes referem o descuido por vezes da limpeza do andar e sala da Fisioterapia.
Ainda que três utentes mencionam que a água da piscina e mais regularmente a água dos balneários é fria.
Um utente refere a ausência de qualquer responsável do complexo nos balneários, que discipline a sua utilização e contenha o barulho, por vezes, insuportável dos meninos. Menciona ainda a questão de os balneários serem utilizados por pais com filhos de sexo diferente, uma vez que, essa convivência torna-se muito desagradável.

 Logística: Três utentes referem que as aulas de Hidroterapia deveriam ser para um número mais reduzido de utentes e que o Tanque deveria ser utilizado na sua exclusividade para a aula de Hidroterapia.
Dois utentes referem que a hora e dia da semana não correspondem às suas preferências.
Dois utentes referem ainda que a mensalidade é elevada para os tempos de crise que decorrem de momento.
Um utente refere que o Departamento de Fisioterapia é tratado de modo diferente dos outros, com a alteração das condições de utilização sem qualquer pré-aviso prévio e sem a aplicação das condições dos restantes Departamentos, por exemplo, nos descontos a familiares, sem que isso venha explicitado nos preçários distribuído ao balcão.

 Melhoria da Condição Física: Três utentes Justificam que a não evolução significativa da melhoria da condição física tem a ver com o facto de a sua própria condição ser incapaz de evolução favorável completa.

 Outros: Dez utentes aproveitaram o espaço de resposta aberta não para explicar o seu desagrado mas sim agradecer à Fisioterapeuta Ana Moreira pela sua dedicação, carinho e profissionalismo.
Um utente aproveita ainda para referenciar a qualidade das instalações do complexo.
Outros três utentes justificam a sua desistência que nada se deve a qualquer desagrado com o trabalho efectuado nas aulas mas por indisponibilidades pessoas quer de horários ou de problemas financeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário