O Departamento de Fisioterapia do Complexo Desportivo de Lamas,
tem ao seu dispor um conjunto de Fisioterapeutas especificamente preparados,
para lhe oferecer variados serviços na área da Saúde e Bem-Estar.




terça-feira, 16 de março de 2010

Inquérito de Satisfação Ano Lectivo 2008/09


No início do presente ano lectivo foi distribuído aos utentes do Departamento de Fisioterapia um Inquérito de Satisfação para se apurar o quanto os utentes se encontram satisfeitos e de que modo podemos melhorar a prestação dos nossos serviços.
O inquérito consistia em duas partes. A primeira parte apresentava perguntas de resposta simples seguindo a seguinte pontuação:

1 – Nada Satisfeito
2 – Pouco Satisfeito
3 – Satisfeito
4 - Muito Satisfeito

A segunda parte compreendeu uma secção de resposta livre onde os utentes poderiam justificar as razões que os levassem a atribuir uma pontuação inferior à Satisfação Total (cotação inferior a 4), bem como apresentarem sugestões.

Análise do Estudo

Número de sujeitos que responderam ao inquérito = 15 Distribuição destes por actividade que frequentam:


Questionados em relação à sua Satisfação Geral em relação à actividade que realizam:

Verifica-se que a maioria dos utentes estão Muito Satisfeitos com a actividade que realizam tendo apenas um sujeito (7%) referido estar apenas Satisfeito.


Questionados especificamente sobre alguns itens segue em seguida a sua avaliação:












Todos os utentes declararam pontuação máxima para este item, estando Totalmente Satisfeitos com o Professor.












Relativamente ao item Organização da Aula que avaliou o tipo de aula, exercícios e actividades executadas, a maioria (87%) classificou com pontuação máxima tendo apenas 13% (n=2) dos utentes classificado com grau 3 (satisfeito).












O item Tempo de Aula foi um dos dois únicos itens que receberam classificações negativas. 13% (n=2) dos utentes apontaram estar Pouco Satisfeitos com o tempo disponível para a execução da aula. Os restantes 40% referiram estar Satisfeitos e 47% Muito Satisfeitos. Na Globalidade o feedback é positivo.












Em referência ao item Instalações e Material obtiveram-se classificações positivas sendo que aproximadamente 50% referenciaram estar Satisfeitos e os outros 50% Muito Satisfeitos.












Relativamente ao item Logística onde se avaliou o Plano Semanal (dias da semana e nº de horas por semana), Horário e nº de utentes por classe, foi o segundo dos dois itens a merecer uma avaliação negativa por parte de 7% (n=1) dos utentes mostrando estar pouco Satisfeitos. A maioria dos utentes declarou estarem Muito Satisfeitos (60%) e os restantes estarem Satisfeitos (33%).












O item que determinava a Melhoria da Sua Condição Física obteve classificações totalmente positivas sendo que 60% concluíram estar Muito Satisfeitos e os outros 40% Satisfeitos.



No campo de Resposta Aberta onde foi pedido para explicarem o porquê de classificações inferiores à máxima muitos dos utentes não o realizaram.

Seguem algumas das considerações mencionadas:

* Tempo de Aula: Dois utentes referiram que o tempo de aula é curto, sendo que um deles sugere que a duração deveria ser de pelo menos 60 minutos.
* Instalações e Material: Um utente refere o descuido por vezes com a higiene das casas de banho. Outro utente menciona que a água dos balneários é fria e dois fazem referência ao pó na sala de aula, sendo que um deles refere que o material é bom mas que pela sua muita utilização deveriam ser limpos mais vezes.
* Melhoria da Condição Física: Dois utentes referem que a melhoria da sua condição física foi substancial mas que “todos” almejamos os 100% de recuperação.



4 comentários:

  1. Finalmente vemos o resultado do inqérito e também, finalmente, vejo um gráfico em bandeira (o 2º), onde os valores, apesar de zeros, sobem em flecha.
    É bom que se saiba o que pensam os nossos colegas, da aula, do professor e das instalações.
    Mas só 15?

    ResponderEliminar
  2. Mais tempo de aula??? Isso foi sugestão de algum masoquista que gosta de "sofrer" às mãos do(a!!!) déspota!!!

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais pedimos desculpas pelo o atraso da apresentação dos resultados, não que eles não tivessem sido analisados de imediato e com toda a nossa atenção, mas foi uma questão de utilização do próprio blog (coisas simples mas que são complicadas para quem não é muito experiente).

    Foi com grande satisfação que obtivemos um óptimo feedback por parte de todos os inquiridos! (sim! não todos os utentes, o grupo é maior, mas como o inquérito era anónimo impossibilitou saber quem não o entregou).

    Agradecemos desde já a todos a vossa colaboração!

    Prometendo que certamente continuaremos com o nosso melhor empenho, dedicação e trabalho!

    ResponderEliminar
  4. Isabel só poderia ter ligações genéticas a esse senhor que anda a difamar o bom trabalho dos outros ;)

    Beijos para os 2

    ResponderEliminar