No início do presente ano lectivo foi distribuído aos utentes do Departamento de Fisioterapia um Inquérito de Satisfação para se apurar o quanto os utentes se encontram satisfeitos e de que modo podemos melhorar a prestação dos nossos serviços.
O inquérito consistia em duas partes. A primeira parte apresentava perguntas de resposta simples seguindo a seguinte pontuação:
O inquérito consistia em duas partes. A primeira parte apresentava perguntas de resposta simples seguindo a seguinte pontuação:
1 – Nada Satisfeito
2 – Pouco Satisfeito
3 – Satisfeito
4 - Muito Satisfeito
A segunda parte compreendeu uma secção de resposta livre onde os utentes poderiam justificar as razões que os levassem a atribuir uma pontuação inferior à Satisfação Total (cotação inferior a 4), bem como apresentarem sugestões.
Análise do Estudo
2 – Pouco Satisfeito
3 – Satisfeito
4 - Muito Satisfeito
A segunda parte compreendeu uma secção de resposta livre onde os utentes poderiam justificar as razões que os levassem a atribuir uma pontuação inferior à Satisfação Total (cotação inferior a 4), bem como apresentarem sugestões.
Análise do Estudo
Número de sujeitos que responderam ao inquérito = 15 Distribuição destes por actividade que frequentam:
Questionados em relação à sua Satisfação Geral em relação à actividade que realizam:
Verifica-se que a maioria dos utentes estão Muito Satisfeitos com a actividade que realizam tendo apenas um sujeito (7%) referido estar apenas Satisfeito.
Questionados especificamente sobre alguns itens segue em seguida a sua avaliação:
Todos os utentes declararam pontuação máxima para este item, estando Totalmente Satisfeitos com o Professor.
Relativamente ao item Organização da Aula que avaliou o tipo de aula, exercícios e actividades executadas, a maioria (87%) classificou com pontuação máxima tendo apenas 13% (n=2) dos utentes classificado com grau 3 (satisfeito).
O item Tempo de Aula foi um dos dois únicos itens que receberam classificações negativas. 13% (n=2) dos utentes apontaram estar Pouco Satisfeitos com o tempo disponível para a execução da aula. Os restantes 40% referiram estar Satisfeitos e 47% Muito Satisfeitos. Na Globalidade o feedback é positivo.
Em referência ao item Instalações e Material obtiveram-se classificações positivas sendo que aproximadamente 50% referenciaram estar Satisfeitos e os outros 50% Muito Satisfeitos.
Relativamente ao item Logística onde se avaliou o Plano Semanal (dias da semana e nº de horas por semana), Horário e nº de utentes por classe, foi o segundo dos dois itens a merecer uma avaliação negativa por parte de 7% (n=1) dos utentes mostrando estar pouco Satisfeitos. A maioria dos utentes declarou estarem Muito Satisfeitos (60%) e os restantes estarem Satisfeitos (33%).
O item que determinava a Melhoria da Sua Condição Física obteve classificações totalmente positivas sendo que 60% concluíram estar Muito Satisfeitos e os outros 40% Satisfeitos.
No campo de Resposta Aberta onde foi pedido para explicarem o porquê de classificações inferiores à máxima muitos dos utentes não o realizaram.
Seguem algumas das considerações mencionadas:
Seguem algumas das considerações mencionadas:
* Tempo de Aula: Dois utentes referiram que o tempo de aula é curto, sendo que um deles sugere que a duração deveria ser de pelo menos 60 minutos.
* Instalações e Material: Um utente refere o descuido por vezes com a higiene das casas de banho. Outro utente menciona que a água dos balneários é fria e dois fazem referência ao pó na sala de aula, sendo que um deles refere que o material é bom mas que pela sua muita utilização deveriam ser limpos mais vezes.
* Melhoria da Condição Física: Dois utentes referem que a melhoria da sua condição física foi substancial mas que “todos” almejamos os 100% de recuperação.
Finalmente vemos o resultado do inqérito e também, finalmente, vejo um gráfico em bandeira (o 2º), onde os valores, apesar de zeros, sobem em flecha.
ResponderEliminarÉ bom que se saiba o que pensam os nossos colegas, da aula, do professor e das instalações.
Mas só 15?
Mais tempo de aula??? Isso foi sugestão de algum masoquista que gosta de "sofrer" às mãos do(a!!!) déspota!!!
ResponderEliminarAntes de mais pedimos desculpas pelo o atraso da apresentação dos resultados, não que eles não tivessem sido analisados de imediato e com toda a nossa atenção, mas foi uma questão de utilização do próprio blog (coisas simples mas que são complicadas para quem não é muito experiente).
ResponderEliminarFoi com grande satisfação que obtivemos um óptimo feedback por parte de todos os inquiridos! (sim! não todos os utentes, o grupo é maior, mas como o inquérito era anónimo impossibilitou saber quem não o entregou).
Agradecemos desde já a todos a vossa colaboração!
Prometendo que certamente continuaremos com o nosso melhor empenho, dedicação e trabalho!
Isabel só poderia ter ligações genéticas a esse senhor que anda a difamar o bom trabalho dos outros ;)
ResponderEliminarBeijos para os 2