O Departamento de Fisioterapia do Complexo Desportivo de Lamas,
tem ao seu dispor um conjunto de Fisioterapeutas especificamente preparados,
para lhe oferecer variados serviços na área da Saúde e Bem-Estar.




quinta-feira, 11 de março de 2010

RPG - Reeducação Postural Global

Deixar o trabalho no campo e trancar-se em prédios e salas mal ventiladas e apertadas traz algumas vantagens e muitas desvantagens para qualquer pessoa. A maior delas está relacionada com o encolhimento corporal provocado pelo enfraquecimento muscular.Os nossos músculos trabalham constantemente para nos manter em pé, sentados, a caminhar, deitados, a correr ou a pular. Entretanto, o excesso de actividades de acções repetitivas, a maneira incorrecta de sentar à frente do computador ou da televisão, e a falta de exercícios podem levar à perda gradual da capacidade muscular. O resultado final é desconforto, doenças e dor. Sem percebermos, passamos a adoptar posturas que aliviam determinadas dores. A longo prazo, essas posições de “conforto” podem fazer mais mal do que bem. Poupar uma área dolorida significa sobrecarregar outra área do corpo.Para ajudar a solucionar os problemas posturais das pessoas que passam a maior parte da vida sentadas ou em posições erradas, surgiram muitos aparelhos e técnicas de tratamento. Actualmente, a reeducação postural global (RPG) é uma das técnicas mais usadas. Trata-se de uma proposta de tratamento fisioterapêutico, que analisa a doença e o indivíduo como um todo. Foi criada em França, em 1981, após 15 anos de pesquisa na área da ginástica postural.

Corpo global
Philippe Souchard, o responsável pelo desenvolvimento da RPG, não aceitava tratar o corpo em partes. Considerando que todos os músculos que formam as cadeias musculares do corpo estão interligados, a sua técnica procura corrigir a própria musculatura, trabalhando o corpo de forma a harmonizá-lo.Além de ver o paciente de um ponto de vista global, tratando não só a sua doença, a técnica exclui o uso de medicamentos. Isso está ligado ao facto de que cada pessoa tem a sua própria maneira de reagir a agressões como o stresse e traumatismos, adoptando determinados padrões de postura para fugir da dor.A RPG é composta por um conjunto de técnicas originadas da fusão de diversas visões terapêuticas. Aliada a outras técnicas de terapia manual, combate dores musculares nas articulações e na cabeça, causadas por erros de postura. Além disso, melhora o funcionamento do sistema respiratório e realinha a coluna, proporcionando liberdade e leveza aos movimentos.A finalidade do tratamento com RPG é tornar o indivíduo autónomo, dono do seu corpo. Ele deixa de ser passivo e torna-se agente activo da sua própria restauração. Para isso, a pessoa precisa de se tornar consciente da organização dos próprios movimentos, conhecer-se e aceitar a responsabilidade de cuidar de si.
Para entender a globalidade das cadeias musculares, que, se encurtadas, dão lugar a compensações, faça o seguinte: deite-se em decúbito dorsal (de barriga para cima) e tente corrigir a sua hiperlordose lombar. Vai perceber que a curva da nuca aumenta. Tente, agora, corrigir a curva da nuca. Vai perceber que as costelas se levantam. Levante-se em seguida e, em pé, flexione o tronco para a frente. Vai sentir que os seus joelhos giram para dentro. Quando torcemos o tornozelo, para diminuir ou eliminar as dores, enrijecemos a musculatura e procuramos apoio na perna sadia, coxeando. É por isso que ao procurar um especialista em RPG, queixando-se, por exemplo, de uma dor no joelho, os ombros do paciente são examinados minuciosamente. Os especialistas em RPG sabem que, quando se fala em dor muscular, o sintoma pode estar muito longe da origem.A partir desse tipo de análise corporal, tomamos consciência das cadeias musculares. Chega-se, assim, à constatação de que o corpo deve ser tratado como um todo. Em RPG, utiliza-se a harmonia natural entre ossos e músculos para corrigir problemas de postura, lembrandosempre que nenhum músculo trabalha sozinho. É como se estivessem todos amarrados uns aos outros, de cima a baixo.

Endireite-se!
- Ao caminhar, mantenha o olhar no horizonte e alinhe o queixo paralelamente ao chão.
- Sentado, apoie-se nos ossos dos glúteos. Mantenha os pés apoiados no chão, o abdómen contraído e os ombros para trás. A cada 45 minutos e no máximo uma hora, levante-se dê uma volta e alongue-se.
- Ao respirar, inspire e expire o ar completamente.
- Parado ou ao caminhar, encaixe os quadris, contraindo os glúteos. Imagine que existe uma linha acima da sua cabeça, puxando o seu corpo para o alto.
- Relaxe os ombros e deixe os braços caírem normalmente ao longo do corpo, mantendo o dedo médio na lateral da coxa.

As posturas
Os jovens, os adultos, os idosos e as crianças podem desfrutar dos benefícios da reeducação postural global. Vários são os problemas que podem ser tratados pela RPG: escoliose, hiperlordose, hipercifose, hérnia discal, torcicolo, lombalgias (dores nas costas), cervicalgias, artrose, bursite, tendinite, pé chato, pé cavo, dores musculares, stresse e enxaquecas, entre outros.Quando aplicado em crianças e jovens na fase de crescimento rápido, o tratamento com RPG ajuda a prevenir as consequências da má postura, comuns nessa época. Todas as posturas devem ser realizadas por um profissional de fisioterapia que tenha a especialidade em RPG. Em todas as posturas é realizado um trabalho com a respiração do paciente.Durante a sessão de RPG, o fisioterapeuta trabalha o paciente através da postura indicada para o caso. Cada postura leva em média de 20 a 30 minutos.Antes do início do tratamento, na primeira consulta, o paciente passa por uma rigorosa avaliação da posição dos pés, joelhos, pelve, alinhamento da coluna. A partir daí, o terapeuta escolhe o melhor tratamento para o seu paciente. A RPG utiliza-se de posturas básicas, somando um total de oito. Cada postura centra-se em determinadas cadeias musculares, sempre alongando os músculos que estão rígidos e fortalecendo os músculos que se encontram fracos.O tratamento é individual e personalizado. As sessões duram em média uma hora e são realizadas uma vez por semana. A duração do tratamento depende do problema e da resposta do paciente.A RPG não é indicada apenas para portadores de desvios ou outros problemas da coluna. Afinal, todas as pessoas, de uma maneira ou de outra, apresentam algum tipo de desarmonia na sua estrutura corporal. A RPG também se destina à prevenção, aos que procuram melhor equilíbrio e uma vida em harmonia com o corpo.

(Diane Carlos LemosFisioterapeuta especializada em RPG)


Fevereiro de 2010
nº 748

1 comentário:

  1. Cara fisioterapeuta,
    Eu já fiz isto e, é justo dize-lo, foi muito bom. A nossa postura profissional, vai-nos afastando da postura natural e sentimos, muitas vezes, dores inexplicaveis. O RPG, no meu caso, fez com que recuperasse bastante daquilo que perdi, e penso fazer algumas sessões periodicamente.

    ResponderEliminar